sexta-feira, 20 de abril de 2012

Diz o pai do João...

Concurso Escola Alerta
promovido pelo Instituto Nacional
para a Reabilitação
O pai do João escreveu-nos. Podíamos aqui agradecer, dizer-lhe como gostamos das palavras dele, como é bom receber incentivos. Podíamos. Mas apetece-nos dizer-lhe, para além de agradecer, que é um privilégio para nós sermos colegas do filho dele, o João. Aqui ficam as palavras que nos dirigiu:

"Olá!
Sou o pai do João e que por acaso sabe muito bem como são as "coisas" na escola. Sou professor!
E que quero com isto dizer? Que sei muito bem o que se tem passado e o que tem sido feito para que o João possa efetivamente ser incluído na turma a que pertence e consequentemente na escola.
Não tem sido fácil! Quando o João deu entrada no ensino pré-escolar, começava-se a perceber o que era incluir, mas daí às ações...
Teve excelentes profissionais a trabalhar com ele, mas acima de tudo teve excelentes pessoas!
Foram, sem margem para dúvida as pessoas que ajudaram muito o João, pois inicialmente as condições não eram as melhores e pouco se fazia para as alterar.
Finalmente, após alguns anos as pessoas meteram "mãos à obra" e começaram a desenvolver um trabalho em prol do aluno João, acreditando que é possível. E sim, é possível para o meu João e para todos os “Joões”!
Os efeitos notam-se! O João adora a escola, pertence à escola e os colegas sentem o João como um colega que apesar de diferente é alguém que merece o mesmo de todos!
Eu, como pai, sinto-me bem! Fico descansado quando o deixo de manhã na escola. Alegro-me com as histórias que ele à noite conta em casa. À maneira "dele", mas dando para perceber o que foi feito e isso, deixa-me muito feliz.
Quero aqui deixar o meu muito obrigado a todos. Direção do Agrupamento e Câmara Municipal, pelo apoio; professores, principalmente os do Conselho de turma do 6ºD (é bom ver como incluem o João); Assistentes Operacionais; Assistente Fernanda Lopes que tem sido incansável e de uma dedicação sem par ao João; Equipa de Educação Especial, na pessoa da professora Ilda Cardoso, com um trabalho formidável, tanto para o João como para a sua família, percebendo as necessidades de apoio que são necessárias, para que se possa conciliar vida pessoal com a profissional; Diretora de turma professora Nídia Valente que se tem mostrado incansável na coordenação deste projeto que teve o seu início com a Horta Biológica, acabando por construir tanta coisa boa! Sem margem para dúvida que tem desenvolvido um excelente trabalho.
Finalmente como não podia deixar de ser, uma palavra especial para os colegas de turma do João.
Já ganharam um prémio? Sim, e merecem-no!
Digo-vos ainda o seguinte: terem conseguido alterar o espaço físico da escola e sobretudo ter “mexido” com as pessoas e suas mentalidades, tem sido, para mim, algo admirável. O que fizeram é muito, muito importante, algumas vezes tentado e poucas vezes conseguido!
O vosso projeto é maravilhoso!
Sim, orgulhem-se!
Jorge Paulo"

3 comentários:

Bruno Santos disse...

Como é que podemos mostrar que gostamos e aceitamos as diferenças de alguém?...POR MEIO DE PALAVRAS E AÇÕES!Parabéns pela vossa dignidade, pensamentos, pontos de vista e sentimentos.

turminha disse...

Agradecemos os elogios, e, modéstia à parte, achamos que os merecemos :)

Cristina A. disse...

Deve ser bom ter alunos destes. E desperdiçar o seu potencial enorme é não querer saber do futuro. Bem hajam.