quarta-feira, 18 de abril de 2012

Escola Alerta - Trabalho final



Concurso Escola Alerta
promovido pelo Instituto Nacional
para a Reabilitação
  Olá, amigos

          Apesar de termos entregue o nosso trabalho já há algumas semanas na direção do agrupamento, só hoje nos foi possível divulgá-lo aqui, por questões técnicas. Aliás, aproveitamos para agradecer ao professor Isac, que nos proporcionou a divulgação do vídeo através do blogue (também pode ser visto na página oficial da escola, no endereço http://www.agansiao.pt/).
          Neste vídeo/resumo procurámos incluir todas as atividades que desenvolvemos no âmbito deste projeto. No entanto, como só podíamos fazer uma apresentação de 15 minutos, não foi fácil incluir aqui tudo, como podem compreender. O que importa é que o essencial está cá.
          O que foi que ganhámos com tudo isto?  Não estaríamos a ser verdadeiros de disséssemos que não nos interessa. Claro que sim, até porque se ganharmos algum prémio, ele será muito útil para melhorarmos ainda mais a vida dos nossos colegas. Mas, para falarmos verdade, achamos que um prémio já ganhámos: ganhámos em experiência, e sem dúvida conseguimos criar melhores condições para os nossos colegas. Sentimo-nos, por isso, mais crescidos e bem formados, e conscientes do verdadeiro significado da palavra solidariedade. Por tudo isto estamos certos de já termos ganho um bom prémio e muito nos orgulhamos disso.
          Hoje temos as rampas, as mesas adaptadas, os lugares de estacionamento para pessoas com deficiência. Temos a campanha "Tampinhas solidárias" a decorrer. Temos ideias, muitas ideias. E temos, acima de tudo, muita vontade para continuarmos a nossa missão.
          A todos quantos nos ajudaram, uma vez  mais, muito obrigado!


9 comentários:

Carla Silva (mãe da Catarina Duarte) disse...

A todos os alunos do 6ºD:

Estou muito orgulhosa do trabalho que realizaram e que vão continuar a desenvolver, pois tal como prometeram "não vão baixar os braços".
Estou orgulhosa enquanto mãe, amiga e cidadã.
Se nunca se esquecerem desta ação e continuarem a reger-se por estes valores, a vossa vida será muito mais interessante e trará um futuro muito mais risonho para vós e para os que vos rodeiam.
Eu sei que tento viver a minha vida seguindo esta regra de ouro: "faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti" e vocês a continuarem assim também estão a segui-la. E o mundo seria tão mais feliz e justo se todos pensassem desta forma...
Até porque não sabemos o que a vida nos reserva e um dia poderemos ser nós a precisar de ajuda, seja de que forma for, não é verdade?
Muitos beijinhos para todos e continuem o bom trabalho!

Carla Silva (mãe da Catarina Duarte) disse...

Já agora um bem haja à Prof. Nídia Valente por sensibilizar os alunos para estas questões. Apesar de muitos pais o fazerem em casa nem sempre há um seguimento na escola e o inverso às vezes também se verifica, infelizmente.

Fernando Silva disse...

Ah! Finalmente! Agora sim, pude ver todo o trabalho realizado. Andava curiosíssimo. Esperei, esperei, mas agora posso dizer que valeu a pena. Sim senhor, estão de parabéns.

Susana Lopes disse...

Olá malta, sou a professora de educação física, e esta mensagem é para vos dar os parabéns pelo projeto Escola Alerta e por todos os outros projetos.

Tatiana 17 5ºD disse...

Adorei o vosso vídeo e o vosso trabalho!!!
A minha turma tambem adorou muito o vosso trabalho.

Madalena Ferreira disse...

Ser solidário é compreender, é ajudar sem querer nada em troca, é disponibilizar um pouco do nosso tempo.

Ser solidário é sentir que é possível mudar algo para melhorar. É querer ir mais além. É crescer interiormente.
Somos solidários porque queremos ser.
Pequenos gestos podem significar muito!

Parabéns 6º D.

A professora de ciências da natureza


Madalena Ferreira
2/5/2012

Jorge Paulo disse...

"Olá!
Sou o pai do João e que por acaso sabe muito bem como são as "coisas" na escola. Sou professor!
E que quero com isto dizer? Que sei muito bem o que se tem passado e o que tem sido feito para que o João possa efetivamente ser incluído na turma a que pertence e consequentemente na escola.
Não tem sido fácil! Quando o João deu entrada no ensino pré-escolar, começava-se a perceber o que era incluir, mas daí às ações...
Teve excelentes profissionais a trabalhar com ele, mas acima de tudo teve excelentes pessoas!
Foram, sem margem para dúvida as pessoas que ajudaram muito o João, pois inicialmente as condições não eram as melhores e pouco se fazia para as alterar.
Finalmente, após alguns anos as pessoas meteram "mãos à obra" e começaram a desenvolver um trabalho em prol do aluno João, acreditando que é possível. E sim, é possível para o meu João e para todos os “Joões”!
Os efeitos notam-se! O João adora a escola, pertence à escola e os colegas sentem o João como um colega que apesar de diferente é alguém que merece o mesmo de todos!
Eu, como pai, sinto-me bem! Fico descansado quando o deixo de manhã na escola. Alegro-me com as histórias que ele à noite conta em casa. À maneira "dele", mas dando para perceber o que foi feito e isso, deixa-me muito feliz.
Quero aqui deixar o meu muito obrigado a todos. Direção do Agrupamento e Câmara Municipal, pelo apoio; professores, principalmente os do Conselho de turma do 6ºD (é bom ver como incluem o João); Assistentes Operacionais; Assistente Fernanda Lopes que tem sido incansável e de uma dedicação sem par ao João; Equipa de Educação Especial, na pessoa da professora Ilda Cardoso, com um trabalho formidável, tanto para o João como para a sua família, percebendo as necessidades de apoio que são necessárias, para que se possa conciliar vida pessoal com a profissional; Diretora de turma professora Nídia Valente que se tem mostrado incansável na coordenação deste projeto que teve o seu início com a Horta Biológica, acabando por construir tanta coisa boa! Sem margem para dúvida que tem desenvolvido um excelente trabalho.
Finalmente como não podia deixar de ser, uma palavra especial para os colegas de turma do João.
Já ganharam um prémio? Sim, e merecem-no!
Digo-vos ainda o seguinte: terem conseguido alterar o espaço físico da escola e sobretudo ter “mexido” com as pessoas e suas mentalidades, tem sido, para mim, algo admirável. O que fizeram é muito, muito importante, algumas vezes tentado e poucas vezes conseguido!
O vosso projeto é maravilhoso!
Sim, orgulhem-se!
Jorge Paulo"

Alice disse...

Estou pasmado com o que vejo! Sim senhor, valeu a pena a espera. Quando a vossa diretora de turma me deu a conhecer a vossa intenção, fiquei "com a pulga na orelha". Sabem o que isto quer dizer? Fiquei...meio "desconfiado". Será que iam mesmo fazer tudo aquilo a que se propunham? Hummmm
Bem, afinal, vejo agora aqui, não só conseguiram o que queriam como ainda excederam as expetativas! Essa dos lugares de estacionamento é demais! E olhem que dá jeito. Falo por mim...Obrigada por serem tão presentes na vida dos vossos colegas.

Direção Agrupamento disse...

Queridos alunos do 6ºD, Carolina, Salomé, Daniela Fernandes e Daniela Godinho, Maria Castanheira, Patrícia, Renato, Francisco, Pedro, Luciana, André, Susana, Rodrigo, Inês, Margarida e Inês Isabel, Helena e João Augusto!

Foi com grande orgulho e alegria que esta semana recebemos a notícia, de que o vosso trabalho intitulado “Barreiras físicas? Não, obrigado!” obteve o 1º lugar da categoria 1 (1º e 2º Ciclos do Ensino Básico), no âmbito do concurso “ Escola Alerta”, a nível nacional.
Ficámos com a certeza de que temos grandes alunos nesta escola e, principalmente, alunos “boas pessoas”, amigos e sensíveis aos problemas dos seus pares.
Esta é uma das grandes mensagens que a escola deve transmitir e que vocês, alunos do 6ºD, já deram uma lição de grande sabedoria! Ficámos todos com a certeza de que quando queremos as nossas vontades movem todos os obstáculos. Estão de parabéns bem como os vossos professores que vos ajudaram. Todos nós estamos muito gratos pelo entusiasmo com que desenvolveram este trabalho.

Um abraço amigo, da direção do agrupamento, Ermelinda Mendes, Isabel Serra, Teresa Lourenço e Jorge Marques.