terça-feira, 20 de março de 2012

Ação de informação para os nossos colegas

Concurso Escola Alerta
promovido pelo Instituto Nacional
para a Reabilitação
O prometido é devido, por isso aqui estamos de novo.
É parte fundamental do nosso projeto divulgar informação sobre deficiências e acessibilidades. Decidimos, então, há já algum tempo, fazer, para os nosos colegas da turma E do 6º ano a mesma ação a que assistimos com o arquiteto Lima Pacheco. A mesma, é uma maneira de dizer. Quem somos nós para chegar tão longe! Limitamo-nos a "copiar" o que ele fez para nós, naquela célebre ação em que tanto aprendemos.
Vamos explicar o que foi feito:
A Maria (tinha de ser a Maria!) e a Catarina fizeram a "revisão da matéria", pois embora ainda nos lembremos de tudo o que aprendemos, é sempre bom recapitular. Depois, foi feito um power-point que serviu de guião, e através do qual se colocavam questões que levassem os nossos colegas a refletir sobre o tema das deficiências e das acessibilidades. Pusémos em prática os mesmos joguinhos que fizemos com o senhor arquiteto, pusemo-nos no papel de deficientes motores, visuais, etc.
Procurámos ( e conseguimos) entrar em diálogo com os colegas, e pareceu-nos que eles estavam bastante interessados. Alguns colocaram-nos questões muito importantes. O mais importante é que achamos que a mensagem chegou ao destino!
No fim da ação passámos um pequeno inquérito  de avaliação da ação, e ficámos satisfeitas com os resultados.
Tivemos um pequeno "acidente" nesta atividade: queríamos filmar tudo, mas...a câmara de vídeo avariou mesmo quando mais precisávamos dela. Acontece! Tivemos que nos socorrer da máquina fotográfica, para desenrascar, e fizemos um pequenino filme que deixamos aqui.
Deixamos igualmente o inquérito que passámos e a análise dos resultados. Analisem vocês também e vejam como os nossos colegas ficaram motivados e despertos para a nossa causa. Para eles, o nosso obrigado!

Vídeo da ação


a) O que aprendi sobre deficiências?
b) O que aprendi sobre acessibilidades?
c) O que aprendi sobre barreiras físicas?
d) A linguagem utilizada foi clara?
e) Os materiais utilizados foram bem escolhidos?
f) Os exemplos dados foram sugestivos?
g) Fiquei mais sensível às questões ligadas aos deficientes.
h) Sinto-me mais preparado para identificar barreiras físicas.
i) Estou preparado para estar mais atento aos problemas com que se deparam as pessoas com deficiência.
j) Estou disponível para colaborar em ações de sensibilização sobre direitos das pessoas com deficiência.
l) Sinto-me mais motivado para lutar pelos direitos das pessoas com deficiência.




Aqui fica também o nosso power-point, que serviu apenas de guião e motivação.

2 comentários:

Profª Gabriela disse...

Isso mesmo, espalhem a palavra, conquistem mais jovens da vossa idade para a vossa causa. É importante. Bj

Anónimo disse...

Parece que vocês foram talhadas para isto, não? E a Susana, não aparece porquê? :)