sexta-feira, 23 de março de 2012

O ciclo do pão


Concurso Escola Alerta
promovido pelo Instituto Nacional
para a Reabilitação
 A dona Lurdes é uma pessoa especial. Ela gosta de estar sempre a dinamizar atividades diferentes, com pessoas de todas as idades.
Em tempos manifestou interesse em mostrar às crianças como se fabrica o pão. Ao mesmo tempo, gosta da sua hortinha, que cultiva com carinho atrás da casa. Ora, como nós temos também uma horta pedagógica e aprender a fazer pão, bolachas, biscoitos e pizzas é sempre uma aventura interessante e útil, decidimos juntar o útil ao agradável e hoje fomos fazer uma visita à padaria/pastelaria em Ansião.
Tratou-se de uma atividade dinamizada pelo grupo de Educação Especial, Dulce Amaral e Ilda Cardoso e pela professora Nídia, nossa diretora de turma.Fomos no autocarro cedido pela Câmara Municipal. Éramos dezanove, muito divertidos.
Quando chegámos, a dona Lurdes mandou-nos vestir uns aventais brancos, umas toucas e umas “sapatolas”. Fomos também lavar e desinfetar as mãos, e só depois entrámos na fábrica.Instruídos pela “padeira/pasteleira”, amassámos pão, lesmas e biscoitos. Também fizemos pizzas para o nosso lanche. Enquanto o produto do nosso trabalho estava no forno, fomos visitar a horta da dona Lurdes.
Depois, cada um de nós levou para casa um pacote com as coisas que tinha feito, e ainda levámos uma pizza grande para comermos todos juntos.
Como a dona Lurdes é uma ansianense de alma e coração, fizemos o filme da nossa visita à pastelaria e “enfeitámo-lo” com uma música sobre Ansião, que fala do nosso concelho e do rio Nabão, como forma de lhe agradecer a disponibilidade e paciência que teve para nos aturar.

3 comentários:

célia Godinho disse...

E valeu mesmo a pena esta visita o pão e os bolinhos erão tão bons continuem assim..

professora Ilda disse...

O pão estava delicioso! As lemas eram gulosas! E a pizza... muito saborosa!
Adorei participar nesta atividade com os meus alunos!
À professora Nídia um muito obrigado pela divulgação da ideia.
À D. Lurdes... um grande abraço e muito obrigada por nos ter recebido tão bem!

Profª Nídia disse...

Eu também gostei :) Maravilhoses lesmas!