sábado, 17 de março de 2012

Visita de estudo

Concurso Escola Alerta
promovido pelo Instituto Nacional
para a Reabilitação
Ainda nos lembramos bem da visita de estudo do ano passado, e já fizemos outra este ano!
Desta vez fomos visitar a fábrica das bolachas, a Cuetara, em Pombal, o Museu José Malhoa, nas Caldas, e o mosteiro de Alcobaça.
Para começar, no meio de tantas bolachas, não foi mau...E que engraçado é ver como se fazem! Começámos por ver um vídeo em que nos contaram a história da Cuetara, e como se fazem as bolachas. Depois seguimos, sempre com rigorosas medidas por questões de higiene, e visitámos o interior da fábrica e o processo de fabrico. É muito interessante. No final, como já esperávamos, ofereceram um saco de bolachas a cada um de nós.
Seguimos depois para Caldas da Rainha, onde almoçámos e descansámos um pouco, no jardim.Os alunos do 6º D tinham uma pequena surpresa que prepararam com os professores António Figueira e Nídia Valente. No fim do almoço, representaram uma pequena peça de teatro que contava a história dos amores de Pedro e Inês. Foi um momento de descontração para quem assistiu, porque os atores, esses, coitados, estavam nervosos...E o caso não era para menos. Acreditem ou não, fizeram apenas dois pequenos ensaios. Mas sairam-se muito bem, sim senhor! Parabéns!
A seguir, o destino era Alcobaça. Já tínhamos feito viagens virtuais ao Mosteiro, mas o que nós não sabíamos era o que esperava os nossos colegas Helena e João. Ficámos indignados!
O Mosteiro foi recentemente intervencionado, para fazer melhoramentos. Melhoramentos??? Onde?? Quais?? Reparem na fotografia que vos mostramos:
Estão a ver o lugar de estacionamento assinalado? Para deficientes, não é? E lá ao fundo, muito ao fuuuuuudo, estão a ver o Mosteiro? É longe, não é? Pois, mas é ainda mais longe do que parece, porque a entrada para pessoas com mobilidade reduzida fica para além da esquina onde se vê a seta. Tivemos de fazer todo o percurso que está assinalado a vermelho e ainda subir uma ladeira até encontrarmos a bendita rampa que nos dava acesso ao Mosteiro. 
Não podemos deixar de registar a dedicação e o empenho das tarefeiras Fernanda e Elsa, que acompanharam o João e a Helena, bem como da motorista da carrinha, dona Anabela, que ajudou em tudo o que foi possível.
Dificuldades ultrapassadas, lá fizemos a visita, por acaso bastante interessante. E depois...foi o regresso a casa. 
Agora deixamos aqui umas imagens da visita, entre fotografias e vídeos, para verem o nosso desempenho na peça "Os amores de Pedro e Inês".


5 comentários:

Fernando Silva disse...

Adorei o vosso teatrinho! Grandes artistas, sim senhora. Quando ao Mosteiro de Alcobaça, estou de acordo com vocês. Sabem,as pessoas não fazem por mal, mas também não se esforçam por se informarem. Continuem a trabalhar. às vezes, é com pequenas coisas que se produzem grandes transformações no mundo.

Arménio disse...

Realmente é muito engraçado ver vos representar. têm jeitinho. Goatei de ver o Joaõzinho a representar.

Marília disse...

Quanto a Alcobaça, não sei, há muito que lá não vou. Em relação ao jardim das caldas, custa-me a crer que não tenha outros acessos.

Anónimo disse...

Adorei ver o Joãozinho a fazer de rei. Tem jeitinho, sim senhora! E, como não podia deixar de ser, lá estava a Susanita sempre "agarrada" ao seu João.É comovente a relação desta miída com o João...

Carla Silva (mãe da Catarina Duarte) disse...

Apesar de já há muito ter visto este vídeo apenas agora estou a comentar: Estiveram muito bem, sim senhora, pelo que vos queria dar os parabéns, em especial à minha filhota Catarina Duarte ("a bela Inês")pois assisti "de camarote" ao teu empenho para saberes o teu papel "de cor e salteado" e à tua preocupação em interpretá-lo da melhor forma.
Já sabia que ías conseguir!